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Por Dentro da Intermediação no Futebol
Agente, Empresário, Representante, Procurador, Intermediário: não são poucos os nomes dados ao profissional responsável por gerir a carreira de atletas. A profissão começou a ser regulamentada pela FIFA nos anos 90 e, desde então, esta normatização já sofreu diversas alterações. Em 2015, a CBF lançou o Regulamento Nacional de Intermediários a fim de regulamentar no mercado brasileiro esta profissão que vem sendo muito idealizada no meio esportivo.
Para ajudá-lo a entender melhor o assunto, o Por Dentro desta semana traz algumas informações sobre o tema. Confira!
Profissão Intermediário de Futebol, o que vamos ver nesta matéria:
- Qual a função de um Intermediário de Futebol?
- O que se espera de um Intermediário de Futebol?
- Em quais organizações o Intermediário de Futebol pode trabalhar?
- Como se tornar um Intermediário de Futebol pela CBF Academy?
Nos dias atuais, praticamente todos os Jogadores possuem um Intermediário assessorando sua carreira. Eles estão presentes em negociações de todo tipo de contrato (trabalho, patrocínio, imagem) e cuidam da carreira do atleta nos mais variados aspectos. Essa prática garante diversos benefícios, como mais oportunidades e um contato mais especializado no trato com os Clubes.
Qual a função de um Intermediário de Futebol?
Segundo o Regulamento Nacional de Intermediários da CBF, um Intermediário de Futebol é “toda pessoa física ou jurídica que atue como representante de Jogadores, Técnicos de Futebol e/ou de Clubes, seja gratuitamente, seja mediante o pagamento de remuneração, com o intuito de negociar ou renegociar a celebração, alteração ou renovação de contratos de trabalho, de formação desportiva e/ou de transferência de Jogadores”.
O Intermediário de Futebol tem como função básica e regulamentada a de intermediar negócios. Ele é responsável por gerenciar a carreira de um atleta de maneira integral, negociando contratos de transferência, renovação, patrocínio, imagem, e outros aspectos da vida e carreira de um atleta ou membro de comissão técnica.
A função do Intermediário de Futebol também vai muito além do que “apenas” intermediar. Por ser um agente, este profissional acaba sendo um ator muito importante do Futebol como um todo, uma vez que faz com que o mundo dos negócios neste esporte gire. O Intermediário de Futebol contribui com o mercado do Futebol e com a indústria do esporte como um todo, melhorando não apenas a atividade exercida no campo, mas também fora dele para as pessoas ou Clubes que ele representa.
O que se espera de um Intermediário de Futebol?
O Intermediário de Futebol não se enquadra em uma única caixinha. É esperado que este profissional tenha vasto conhecimento sobre diversas áreas não apenas do mercado do Futebol e da indústria do esporte como um todo, mas também da vida.
Espera-se que ele tenha uma visão 360º: que entenda sobre a parte jurídica (desde regulamentos da FIFA, CBF e legislações dos países em que ele atua), financeira, de contabilidade, gestão, mídias sociais, marketing, relações públicas e negociação para poder representar da melhor maneira possível seus clientes. Existem diversas possibilidades, ramos de atuação e até mesmo especializações que cada Intermediário pode ter e oferecer para seus representados.
Ele deve ainda ter uma gestão minimamente adequada do seu próprio negócio para poder auxiliar seus clientes e também conseguir ajuda-los a gerir seus negócios.
O Intermediário de Futebol deve também compreender a visão de outros profissionais envolvidos neste mercado, como Executivos, profissionais de Clubes, etc, e saber transitar em todos os ambientes (Clubes, patrocinadores, fornecedores de material esportivo...).
Em quais organizações o Intermediário de Futebol pode trabalhar?
O mais comum é que o Intermediário de Futebol trabalhe por conta própria. Ele pode trabalhar em/abrir uma empresa ou trabalhar como pessoa física. Algumas empresas são maiores, outras mais de nicho ou menores. Algumas têm presença regional, outras nacional, e outras internacional. É recomendado que o Intermediário imagine onde se vê no futuro, quais são seus objetivos, e onde ele se encaixa no mercado do Futebol para decidir onde quer trabalhar.
O foco do Intermediário e seus pontos fortes de atuação são muito relevantes para esta tomada de decisão. Para um profissional que almeja trabalhar no exterior, por exemplo, é importante que ele fale o idioma local. Experiência e imersão em culturas diferentes também são valorizadas.
A rede de contatos que o Intermediário de Futebol formará também é um elemento importante a ser trabalhado, pois a sua atividade-fim não depende apenas dele e de seu representado, mas também de pessoas com quem este profissional trata a negociação ao longo do caminho.
Como se tornar um Intermediário de Futebol?
O profissional que deseja tornar-se Intermediário de Futebol deve cadastrar-se na Associação Nacional de cada país em que prestar seus serviços. No caso do Brasil, o cadastro deve ser feito junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no portal de Intermediários. Após o envio da documentação solicitada, ele terá seu nome incluído na lista oficial de Intermediários Cadastrados na Entidade.
A CBF Academy, unidade educacional da CBF, oferece ainda, de forma complementar, um curso para Intermediários de Futebol com objetivo de fornecer educação de alto nível sobre o mercado da Intermediação no Futebol. Este curso não representa ou concede qualquer Licença ou registro para a profissão de Intermediário ou Agente de Futebol exigidos pelos regulamentos pertinentes.
O curso de Intermediários de Futebol da CBF Academy passa uma visão 360º para o profissional trabalhar no mercado da Intermediação no Brasil e no mundo e é divido em três módulos. O primeiro módulo é focado na parte jurídica, no básico que o Intermediário precisa entender em relação a regulamentos e legislações relevantes para seu dia a dia, principalmente no Brasil, fornecendo ferramentas para um melhor diálogo com advogados e clientes, atuando como um tradutor do mundo jurídico para o mundo prático. No segundo módulo do curso, que trata de gestão, são apresentadas ferramentas que o Intermediário pode implementar em seu dia a dia dentro da sua empresa, além de serviços e ideias que ele pode passar para seus representados na melhor maneira de conduzir sua carreira. O terceiro e último módulo transmite uma visão mais técnica e completa de todas as ferramentas básicas dos Clubes sobre o mercado da Intermediação, abordando temas como Fisiologia, Psicologia, Gestão de Departamentos de Futebol Profissional Masculinos e Femininos, de Base, Desenvolvimento de Talentos e Scouting.
Além deste curso de maior duração, a CBF Academy conta com um workshop anual sobre Intermediação no Futebol que busca trazer o que há de mais atual, no Brasil e no mundo, em termos do ambiente regulatório desta atividade. O workshop apresenta ainda novas ferramentas, instrumentos e práticas para que o Intermediário de Futebol possa ter uma atuação moderna e uma eficaz gestão de negócios relacionados à sua profissão.
A CBF Academy está desenvolvendo ainda um curso autoinstrucional e de autoestudo sobre Introdução à Intermediação que deverá ser lançado em 2023. Além disso, ela oferece diversos outros cursos que podem auxiliar o Intermediário de Futebol a encontrar seu nicho e sua especialização dentro do Futebol. Todas estas informações, bem como o portfólio de cursos podem ser encontrados no site da CBF Academy.