Sobre o curso

Apresentação:

O curso Gestão de Futebol da CBF Academy busca oferecer um olhar amplo e sistêmico das instituições do Futebol, apresentando e aprofundando suas áreas e a complexa interligação entre elas. Professores, profissionais e especialistas em Gestão do Futebol trarão seus conhecimentos, experiências e técnicas de sucesso, integrando as ferramentas e casos práticos utilizados com as experiências do cotidiano dos participantes e com o meio em que estão inseridos, favorecendo a interação entre teoria e prática e a efetividade do ambiente de aprendizagem.

Objetivos:

O curso tem por objetivo principal apresentar, de forma sistêmica e interdisciplinar, conhecimentos e técnicas relacionados às diversas áreas da Gestão relacionadas ao Futebol, desenvolvendo nos participantes competências e habilidades que os permitam atuar com eficácia nas atividades gerenciais, em nível estratégico e tático, de instituições de Futebol.

Público-alvo:

O curso Gestão de Futebol é destinado a Gestores e futuros/potenciais Gestores Executivos e/ou Estatutários responsáveis pelas atividades de Gestão Estratégica, Administrativo-financeira, de Marketing, Comercial, de Competições, de Comunicação, e de Departamentos Técnicos em Clubes e/ou Federações de Futebol. É ainda indicado à profissionais e empreendedores que atuem na indústria do Futebol, em atividades que se relacionam com Clubes e Federações, e que desejem aprofundar seus conhecimentos na gestão destas instituições.

Formato:

Este curso é 100% online com atividades realizadas de forma prioritariamente síncrona (ao vivo) em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Dias e horários:

O curso Gestão de Futebol ocorre semanalmente, sempre às quintas e sextas-feiras, em período noturno, e sábados pela manhã, sendo o cronograma de atividades disponibilizado aos alunos ao longo do curso.

Também é previsto, após o encerramento do período letivo, um encontro presencial de cunho socioeducacional, em caráter extracurricular. Este encontro ocorrerá ao longo de um sábado em data e local a serem informados previamente aos participantes de cada turma.

Número de vagas:

Cada turma deste curso comporta até 60 participantes. O preenchimento das vagas se dará por análise curricular. No prazo de até 15 dias a partir da data em que o aluno efetuou sua inscrição, a Secretaria da CBF Academy entrará em contato com os candidatos informando seu status no processo seletivo.

O que está incluso:

  • Certificado de Conclusão (Digital)
  • Acesso ao conteúdo do curso através da plataforma (material didático e gravações de aulas).

Coordenação do curso:

  • Ricardo Alves - Doutor em Administração com estudos em Estratégias Organizacionais, possui graduação em Administração de Empresas, especialização em Gestão Estratégica de Marketing e Mestrado em Administração. É mestre em “Dirección de Entidades Deportivas” pela Universidad Europea de Madrid, Executivo de Futebol formado pela CBF Academy. e professor da PUC-Minas.

 

o que você vai aprender

Carga Horária:

160 horas no total - 160 horas de atividades online.
A duração total do curso é de aproximadamente 12 meses considerando todas as atividades propostas.

Grade Curricular:

MÓDULO I – Estrutura, Governança e Organização do Futebol

Carga Horária: (20) horas

  • Organização e Hierarquia do Futebol Mundial;
  • Aspectos Sistêmicos, Setoriais e Estruturais que Impactam e Influenciam as Práticas de Gestão nos Clubes e Federações;
  • Os Clubes Sociais, o Voluntariado e seus Impactos sobre a Gestão;
  • Os Dilemas: Resultado técnico ou financeiro? Administrar para dentro ou para fora? Futebol como negócio ou clube social? Fator político nas instituições do futebol e seus impactos sobre a gestão;
  • Os Desafios para o Equilíbrio Competitivo no Futebol Mundial e Brasileiro;
  • GRC (Governança, Riscos e Compliance) – Conceitos, Desafios e Aplicabilidade para Clubes e Federações.

MÓDULO II – Planejamento Estratégico no Futebol

Carga Horária: (20) horas

  • Princípios e Fundamentos de Planejamento;
  • Importância do Planejamento Estratégico;
  • Tipos de Planejamento;
  • Processo de Planejamento Estratégico em Clubes e Federações;
  • Processo Analítico e Monitoramento Ambiental no Planejamento;
  • Definição do Porte e Objetivos nos Clubes de Futebol;
  • O Dilema do Objetivo no Futebol: Resultado esportivo ou econômico;
  • Estratégias de Gestão no Futebol;
  • Construção de Cenários e Desafios da Complexidade;
  • Os Dilemas do Planejamento em um Sistema Esportivo Aberto e os Conflitos de Expectativas de Resultados.

MÓDULO III – Direito Desportivo

Carga Horária: (20) horas

  • Panorama Legislativo Nacional;
  • Justiça Desportiva Nacional: Estrutura e Operação;
  • Direito do Trabalho no Futebol;
  • Direito Internacional no Futebol;
  • Regulamentos FIFA e CBF de Intermediários.

MÓDULO IV – Marketing Esportivo e Gestão Comercial

Carga Horária: (20) horas

  • Marketing, Patrocínio e Vendas nos clubes: Definido limites;
  • O Processo de Gestão de Marketing Aplicado ao Futebol;
  • Variáveis Controláveis e Incontroláveis de Marketing;
  • A Importância da Informação para a Tomada de Decisão;
  • Comportamento do Consumidor do Futebol;
  • Estrutura de Marketing no Clube: Objetivos, Dimensionamento e Expectativas;
  • O Sócio Torcedor e o Fã de Futebol: Estratégias para Fidelização e Experiências de Consumo;
  • Patrocínio Esportivo: Fundamentos e Objetivos;
  • A Gestão do Patrocínio Esportivo;
  • Estrutura de Vendas no Clube: Objetivos, Dimensionamento e Expectativas;
  • A Gestão Comercial dos Clubes;
  • A Gestão do Licenciamento de Marcas.

MÓDULO V – Gestão Financeira, Liderança e Gestão de Pessoas no Futebol

Carga Horária: (20) horas

  • Planejamento e Previsão Financeira nas Instituições Esportivas;
  • Planejamento e Gestão de Caixa;
  • Planejamento e Gestão de Resultados;
  • Orçamento;
  • Risco e Retorno de investimentos dos Clubes;
  • Equilíbrio Financeiro e Responsabilidade Fiscal nas Organizações Esportivas;
  • Conceitos Básicos da Contabilidade e da Gestão Contábil das Instituições Esportivas;
  • Normas Contábeis para Instituições Esportivas Profissionais;
  • Análise de Relatórios Financeiros;
  • Gestão de Pessoas no Contexto Esportivo;
  • Cultura, Clima e Mudança Organizacional nas Instituições Esportivas;
  • Principais Processos de Gestão de Pessoas;
  • Gestão de Conflitos no Ambiente dos Clubes;
  • Desenvolvimento de Competências Interpessoais: Comunicação, Motivação e Liderança nos clubes.

MÓDULO VI – Gestão de Operações - Eventos, Arenas e Competições

Carga Horária: (20) horas

  • Planejamento de Eventos e Competições do Futebol;
  • Gestão Operacional e Estratégica de Arenas;
  • Estrutura de Campeonatos Nacionais e Internacionais;
  • Etapas das Competições: Concepção, Análise de Viabilidades Técnicas e Financeiras, Tabelas e Regulamentos, Mecanismos Operacionais e de Controle, e Métricas de Avaliação do Sucesso;
  • A importância dos Registros de Atletas e suas Consequências Econômicas.

MÓDULO VII – Gestão da Comunicação no Futebol

Carga Horária: (20) horas

  • A Comunicação como Ferramenta Estratégica em Clubes e Federações;
  • A Gestão do Relacionamento com a Imprensa;
  • A Gestão de Redes Sociais e das Novas Plataformas de Comunicação com Públicos-Alvo;
  • A Gestão da Comunicação Interna;
  • A Atividade de Assessoria de Imprensa;
  • Inovação, Transformação Digital, Tecnologia e seus Impactos no Futebol;
  • Streaming e Direitos de Transmissão de Competições Esportivas.

MÓDULO VIII – Gestão Técnica do Departamento de Futebol

Carga Horária: (20) horas

  • A Gestão Técnica Multidisciplinar e os Desafios do Trabalho Integrado no Futebol;
  • A Gestão e a Coordenação do Departamento Técnico Profissional e de Base;
  • Cultura do Clube no Processo de Formação e nos Modelos de Jogo;
  • Avaliação Sistêmica e Interdisciplinar no Futebol;
  • Análise de Desempenho e Avaliação dos Atletas e da Comissão Técnica;
  • O Dilema Formação versus Resultados Imediatos;
  • A Função do Executivo de Futebol.

*Estrutura sujeita a alterações sem aviso prévio.

Projeto Aplicativo:

Ao longo do curso e como pré-requisito para a certificação o participante deverá desenvolver um Projeto Aplicativo que consiste em uma proposta estruturada de solução para um problema real relacionado à gestão de uma instituição do Futebol.

Para o desenvolvimento deste trabalho, além da realização de aulas de orientação, está prevista a interação contínua entre orientador e alunos por meio de mensagens eletrônicas e fóruns.

Frequência:

A presença é obrigatória em pelo menos 75% das atividades totais do curso.

Sistema de avaliação:

Os participantes serão avaliados por meio do Projeto Aplicativo desenvolvido ao final do curso.

Certificação:

O Certificado de Conclusão será emitido pela CBF Academy aos participantes que alcançarem, no mínimo, 75% de frequência nas aulas e obtiverem o conceito mínimo C (nota não inferior a 7) no Projeto Aplicativo, conforme os conceitos e notas equivalentes abaixo:

Conceito:

Nota Equivalente:

A – Excelente – Aprovado

De 9,0 (inclusive) a 10,0

B – Bom – Aprovado

De 8,0 (inclusive) a 8,9

C – Regular – Aprovado

De 7,0 (inclusive) a 7,9

D – Reprovado

Notas menores que 7,0

 

Processo seletivo

1

Escolha a turma que deseja cursar

Consulte as próximas turmas disponíveis no link abaixo

próximas turmas
2

Preencha a Ficha de Inscrição

Insira seus dados para que possamos validar o seu cadastro

3

Envie seus documentos para análise

Se o curso possuir pré-requisitos, envie os documentos solicitados na ficha de inscrição. Caso não tenha pré-requisitos, faça sua inscrição e efetue o pagamento

4

Análise de suas Informações

Entraremos em contato com os candidatos aprovados para os demais procedimentos

podemos
te ajudar?