Notícias
Por Dentro do Marketing no Futebol
O Marketing Esportivo é uma ramificação do Marketing que consiste na utilização do esporte como ferramenta de comunicação entre marcas e clientes desta área. Ele visa criar oportunidades de negócios através do universo esportivo.
Já o Marketing no Futebol, por sua vez, é mais uma segmentação dentro da área do Marketing Esportivo.
Se você tem interesse em saber mais sobre o trabalho de um profissional de Marketing no Futebol, continue lendo!
Profissional de Marketing no Futebol, o que vamos ver nesta matéria:
- Qual a função de um profissional de Marketing no Futebol?
- O que se espera de um profissional de Marketing no Futebol?
- Em quais organizações o profissional da Marketing no Futebol pode trabalhar?
- Como se tornar um profissional de Marketing no Futebol pela CBF Academy?
O Marketing é uma ferramenta de suma importância em todas as áreas e empresas. No caso do Futebol, ele tem o poder de conectar entretenimento e paixão, provocando emoções e sensações no público que acompanha o esporte enquanto gera lucro e faturamento para as empresas envolvidas.
O Departamento de Marketing é, sem dúvidas, um setor muito importante para os clubes e instituições de Futebol. Os profissionais que atuam nesse setor lidam diretamente com o público-alvo que, no caso do Futebol corresponde, em sua maioria, aos torcedores. O Marketing também representa uma parte estratégica da expansão ou consolidação de uma marca.
Qual a função de um profissional de Marketing no Futebol?
O profissional de Marketing no Futebol tem a função de criar estratégias para atrair clientes e satisfazer as necessidades do mercado através de produtos e serviços, com o objetivo de fidelizar clientes e aumentar o lucro do clube, marca, Federação ou instituição de Futebol que ele representa. Ele faz isso através de estudos do mercado, dos desejos e comportamentos do público-alvo e dos objetivos das empresas.
Este profissional também é responsável por zelar pela imagem desta marca, de forma a criar uma boa reputação que faça com que ela seja recomendada pelo público para outras pessoas. Este profissional deve ainda entender e aplicar a missão, visão e os valores da empresa em questão.
O que se espera do profissional de Marketing no Futebol?
Espera-se que o profissional de Marketing no Futebol tenha um perfil criativo, uma boa capacidade analítica e de comunicação, que ele seja proativo, organizado e focado em resultados, além de autonomia para resolver eventuais problemas e crises com agilidade.
Em quais organizações o profissional de Marketing no Futebol pode trabalhar?
Um profissional que atue na área de Marketing voltada para o Futebol pode trabalhar em empresas da área esportiva, clubes, Federações, ou outras instituições do Futebol.
Como me tornar um profissional de Marketing no Futebol pela CBF Academy?
Para se tornar um profissional de Marketing no Futebol, é recomendado que o interessado inicie o percurso cursando uma Graduação em Publicidade e Propaganda, Marketing ou Comunicação e complemente sua formação com o curso Marketing e Vendas no Futebol da CBF Academy.
Este dará ao futuro profissional uma visão estratégica e sistêmica da área. O curso aborda aspectos como planejamento e as principais decisões de marketing, gestão de propriedades, de redes sociais, o uso de dados para tomada de decisão, e a adoção de práticas modernas para captação e gestão de patrocínios, buscando gerar melhores resultados junto à público, atletas, patrocinadores e mídia.